Jonas, o profeta fujão

" 3Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.” (Jonas 1.3)

 

Jonas era um profeta disposto, mas para fugir da presença do Senhor. Nada pode ser mais frustrante do que um profeta que foge da sua missão proclamadora. A sua fuga foi uma atitude descabida e intencional.

  1. Jonas se dispôs para fugir [para longe] da presença do Senhor. Essa expressão é repetida duas vezes neste pequeno verso, no início e no final. As repetições nas Escrituras implicam em ênfase que não podemos ignorar. Essa é uma atitude descabida porque ninguém consegue fugir da presença do Deus onipresente. Ninguém jamais dará as costas para Aquele que está sempre diante de nós. Uma missão rejeitada levou o profeta a rejeitar o Deus que o comissionou. Os que não se agradam da Palavra de Deus, não se agradará também do Deus da Palavra. Quantos já deram as “costas” pra Deus por não terem se agradado de uma comissão delegada por Ele? Vemos adiante que o Senhor encontra Jonas e o atrai a fazer Sua vontade. Deus foi atrás do seu profeta fujão e ainda hoje Ele é poderoso pra trazer os que se desviaram, novamente, à Sua vontade. 

  2. Jonas, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Tarsis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele. Ele intencionalmente desce ao porto, e “achou” um navio que ia para o lado oposto de Nínive. Penso que seria muita coincidência  ele encontrar, por acaso, um navio que iria na direção oposta da que Deus disse. Procurou, pagou o preço da fuga e concretizou o seu projeto. Não apenas intencionou o mal no coração, mas o praticou.

Longe de nós dispormos o coração para desobedecermos ao Senhor, principalmente com a intencionalidade que Jonas demonstrou. Deus espera que o seu povo disponha-se a obedecê-lo. Virar as costas para a Palavra de Deus é como dar as costas para o próprio Deus.

 

Please reload

Séries:
1/2
Mensagem Recente
Please reload

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

(61) 3273-5987 | 98402-4063

Igreja Cristã Evangélica de Brasília

EQN 309/310 Módulo A, Asa Norte, Brasília - DF

Copyright 2019, Igreja Cristã Evangélica de Brasília. All Rights Reserved.