Jonas, o profeta que ouviu Deus

“Veio a Palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim” (Jonas 1.1,2)

 

No tempo de Jesus muitas pessoas O procuravam para ouvir as Suas Palavras (Lc 5.1). Ouvir a Palavra do Senhor é um grande privilégio! No nosso texto nós vemos que:

 

I) A Palavra do Senhor veio até Jonas - Jonas não foi atrás da Palavra do Senhor, a Palavra do Senhor foi até Jonas. Jonas foi eleito por Deus para receber a Sua Palavra. Hoje podemos ter dúvidas a respeito do que é e o que não é Palavra do Senhor. Deus fala, hoje, por meio da Sua Palavra revelada, a Bíblia. Quando alguém prega com fidelidade o texto bíblico é como se Deus mesmo estivesse falando. Devido aos desvios doutrinários e a todo esse relativismo que vivemos, o homem sente cada vez mais dificuldade para discernir quando é o homem ou Deus que está falando. Jonas não teve dúvida, foi a Palavra do Senhor que veio até ele. 

 

II) A Palavra do Senhor exigiu uma atitude da parte de Jonas - Quando Deus fala os montes tremem, os bosques são desnudados, os cedros de curvam e até as muitas águas se calam. Quando Deus dirige a Palavra ao homem este pode ser consolado, restaurado, regenerado, santificado, mas também desafiado, exortado e repreendido. Jonas foi desafiado por Deus, “dispõe-te”. Muitas pessoas realmente estão muito aquém do conhecimento da vontade de Deus, mas muitos estão aquém em questões de obediência. Alguns estudam a Palavra (Bíblia), meditam nela, mas não A praticam. Deus se agrada da obediência do Seu povo. O que Deus já pediu que você ainda não se dispôs a obedecer? Disponha-se!

 

III) A Palavra do Senhor foi completamente instrutiva para Jonas - Instruiu pra onde Jonas deveria ir, “grande cidade de Nínive”. Instruiu o que Jonas deveria pregar, “clama contra ela”. Deus deixou claro o motivo porque estava exigindo isso do profeta, “porque sua malícia subiu até mim”. Deus ainda fala de forma a nos instruir a respeito da sua vontade. Ele nos instrui a pregar, discipular, amar, perdoar, servir, suportar uns aos outros, praticar a Palavra e não apenas ouví-La. 

 

Você tem ouvido Deus falar contigo? O que Ele tem falado? Como tem sido a sua reação diante da Sua Palavra?

 

Please reload

Séries:
1/2
Mensagem Recente
Please reload

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

(61) 3273-5987 | 98402-4063

Igreja Cristã Evangélica de Brasília

EQN 309/310 Módulo A, Asa Norte, Brasília - DF

Copyright 2019, Igreja Cristã Evangélica de Brasília. All Rights Reserved.