Jonas, um profeta tempestuoso

 

" 4Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar.” (Jonas 1.4)

 

     Muitas vezes sofremos dificuldades em nossas vidas não por que vivemos uma vida obediente (o que é possível), mas por deliberadamente desobedecermos ao Senhor, que foi o caso de Jonas. 

 

     Jonas ouviu a Palavra clara de Deus, desobedeceu fugindo da “presença” do Senhor, mas o Senhor lançou sobre o mar uma grande tempestade e o navio estava a ponto de se despedaçar. Aprendemos com esta tempestade que:

 

1.  Deus tem o controle de todas as coisas. É o Senhor Deus que controla o vento, o mar e tudo que existe no mundo. “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl 24.1). Não foi um acidente que estava acontecendo, foi Deus exercendo a Sua soberania. Jonas se dispôs para fugir, Deus se dispôs a insistir. Deus pode usar o que Ele quiser, da forma que quiser, no tempo que quiser e quem Ele quiser. Se era Jonas que Ele queria, Jonas Ele teria.

 

2. Todo pecado traz consigo consequências. Jonas desobedeceu e Deus enviou uma tempestade sobre ele. Jonas tinha certeza que era por sua causa que a tempestade estava acontecendo: " Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade” (Jn 1.12). Podemos escolher pecar, mas não as consequências do pecado. A intensidade da tempestade é Deus quem manda! 

 

3.  O nosso pecado pode colocar em risco as pessoas à nossa volta. O navio estava a ponto de se despedaçar. Não só Jonas poderia morrer, mas toda a tripulação poderia naufragar por causa do pecado de um só homem. Adão pecou e a morte passou a todos os homens. Caim matou Abeu, foi disciplinado pelo Senhor e seus pais ficaram sem os seus dois filhos, um morto e outro fugitivo. As escolhas que fazemos pode atingir a nós e aos nossos. Nossa irresponsabilidade financeira pode levar toda a família a passar por momento de carestia e de endividamento. Cuidado com suas escolhas!!!

 

Please reload

Séries:
1/2
Mensagem Recente
Please reload

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

(61) 3273-5987 | 98402-4063

Igreja Cristã Evangélica de Brasília

EQN 309/310 Módulo A, Asa Norte, Brasília - DF

Copyright 2019, Igreja Cristã Evangélica de Brasília. All Rights Reserved.