Jonas em crise com Deus

 

No livro de Jonas vemos o profeta: (1) dando as costas pra Deus; (2) deitado no meio da tempestade; (3) de joelhos dentro do grande peixe; (4) em pé seguindo para Nínive; e (5) sentado em conflito com Deus. Qual era a crise de Jonas?

 

Desde o início Jonas tinha certeza de duas coisas:

1) Os ninivitas eram extremamente maldosos. A fama desse povo era a pior possível. Nínive era a capital da Assíria, marcada por riqueza, imoralidade e perversidade. Seus métodos de tratar os vencidos incluíam decepar as mãos, vazar os olhos e esfolamento. 

2) Deus é justo, mas também é misericordioso. Jonas conhecia bem a Deus. Seu problema nunca foi medo dos ninivitas, o seu conflito é que ele sabia que se os ninivitas se arrependesse, Deus os perdoaria.      

 

Por causa dessas certezas que lhe acompanhavam, Jonas demonstra resistência ao propósito divino de pregar ao povo mais cruel e odiado do mundo no seu tempo. Temos que tomar alguns cuidados para não agirmos como Jonas:

1) Ele se desgostou com aquilo que Deus se alegrou. Ele queria a destruição, Deus estendeu o perdão. Deus se alegrou e Jonas se irou. Precisamos aprovar o que Deus aprova e amar o que Ele ama.

2) Ele não ora para pedir forças e se identificar com a vontade de Deus, mas para reclamar (4.2). Sua oração foi fruto de um coração cheio de raiva. “Ele fez sua mais linda oração num péssimo lugar, no ventre do peixe e a sua pior oração no mais lindo lugar, em Nínive onde Deus estava operando maravilhas. 

3) Ele desejou morrer já que Deus desejou que os ninivitas vivessem. Ele prefere a morte do que ver os seus inimigos bem. Quando aquilo que ele espera não acontece ele passa a querer desistir da vida. Ele ora pra se desfazer do dom de Deus na sua vida, a própria vida!

4) Ele amava mais as coisas do que as pessoas. Ele se entristece quando a planta que cobria sua cabeça morre. Ele é capaz de sentir compaixão pela planta que morreu, mas não é capaz de se compadecer das 120 mil pessoas de Nínive. Ele se alegraria pela destruição do povo e pela permanência da planta. 

 

Pr.Eduardo M.Bittencourt

Please reload

Séries:
1/2
Mensagem Recente
Please reload

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

(61) 3273-5987 | 98402-4063

Igreja Cristã Evangélica de Brasília

EQN 309/310 Módulo A, Asa Norte, Brasília - DF

Copyright 2019, Igreja Cristã Evangélica de Brasília. All Rights Reserved.