Jonas, velocista ou indiferente?

 

" Nínive era cidade mui importante diante de Deus e de três dias para percorrê-la.4Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.” (Jn 3.3b-4)

 

É impressionante o fato do profeta percorrer uma cidade que precisaria de 3 dias para ser percorrida (v.3b) em apenas um dia. Deus lhe deu uma capacidade extraordinária para correr? Ele era um velocista? Claro que não! Jonas simplesmente não se importava se a grande cidade de Nínive seria destruída. Ele não foi cauteloso. Percorreu a cidade de qualquer maneira. O que ele poderia estar pensando? Será que no seu íntimo ele dizia: “Se eu pregar rápido, de qualquer jeito, esse povo não se arrependerá e Deus destruirá esse povo”?

 

Sabemos que Jonas foi praticamente forçado a ir para Nínive levar a mensagem do Senhor. Temos conhecimento de que ele se indignou quando o Senhor perdoou o pecado da cidade inteira. Isso mesmo, Deus não os destruiu, mas os perdoou. Por que Ele fez isso? Porque o povo se arrependeu do seu pecado, desde os mais poderosos, como o rei, até os menores. O Senhor deixou de lado o mal que faria e derramou a sua misericórdia sobre aquele povo. A intenção de Jonas foi frustrada! Cento e vinte mil pessoas se arrependeram! É impressionante como Deus pode usar pessoas que não querem fazer o trabalho e que fazem de forma atabalhoada para levar ao arrependimento pessoas aparentemente sem solução.

 

Olhamos neste período de carnaval um povo entregue aos deuses da carne, da vaidade, do sexo, da luxúria. Julgamos que não há esperança para essas pessoas e, pior, às vezes desejamos o juízo de Deus sobre elas. Não é esse o sentimento de Jonas? Obedecemos ao Senhor que nos manda pregar o evangelho a essas pessoas? Sim? Fazemos de boa vontade e da forma correta? Lembre-se que Deus é poderoso para levar essas pessoas ao arrependimento! Mesmo existindo uma palavra de juízo sobre os que não amam ao Senhor Jesus é sempre bom lembrar que Deus perdoa os que se arrependem. Ontem eu estava no carnaval e hoje sou pastor! Talvez aquele que hoje você julgue estará ministrando ao seu coração amanhã!

 

Pr.Eduardo M.Bittencourt

Please reload

Séries:
1/2
Mensagem Recente
Please reload

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

(61) 3273-5987 | 98402-4063

Igreja Cristã Evangélica de Brasília

EQN 309/310 Módulo A, Asa Norte, Brasília - DF

Copyright 2019, Igreja Cristã Evangélica de Brasília. All Rights Reserved.