top of page

EBD 2024

EBD - ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 2024
1º Semestre

O estudo de diferentes assuntos à luz das Escrituras auxilia o aluno a conhecer mais o conteúdo bíblico, bem como a manusear melhor a Bíblia, contribuindo para o seu crescimento espiritual.

Cada sala de aula na Escola Dominical é composta por alunos e professores que se interessam por nossos dilemas, acompanham-nos em oração e nos oferecem exemplo de vida cristã. Dessa maneira, esses momentos se tornam fundamentais para o nosso avanço na fé e crescimento na comunhão com a igreja.

 

A nossa EBD retorna às suas atividades no próximo dia 25 de fevereiro, com sua aula inaugural, em classe única, a ser ministrada pelo Pr. Carlos Valderrama. O programa com as diversas classes terá início no dia 10 de março. 


Nosso currículo foi totalmente reformulado, a fim de melhor atender às necessidades da igreja.

Nessa nova dinâmica, teremos classes em dois turnos:

 

  • Período da Manhã: após o culto matutino (a partir de 10h50 às 12h);

  • Período da Tarde: antes do culto vespertino (17 às 18h10).


Informações relevantes:


  1) As classes terão os seguintes limites de aluno:

  • classes das salas de 1 a 3: 25 alunos

  • classe da sala 4: 30 alunos

  • demais classes: sem limite de alunos

  2) A classe de Batismo terá início em abril/2024.
  3) A Inscrição para a classe de Doutrina será realizada em evento específico (Sympla) ou diretamente com o Pr Eduardo Bittencourt.
  4) Durante o mês de fevereiro os professores estarão apresentando o conteúdo das classes durante os cultos.

No contexto da sistemática da EBD, sugere-se que os alunos antigos não se matriculem na mesma classe do ano passado. É interessante realizar o rodízio entre as classes até fechar todo o ciclo de ensino estabelecido para o currículo. Assim, os irmãos que não conseguirem se matricular em determinada classe, terão oportunidade de fazê-lo no próximo período de inscrições.

     Na paz de Cristo,
     Ministério de Ensino

 

Veja os temas das aulas da Escola Bíblica Dominical para o 1º Semestre de 2024. Inscrições no link abaixo.

TURNO DA MANHÃ
Das 10h50 às 11h50

Analise Bíblica de Livros da Bíblia

Templo

Professores: Pr Eduardo, Pr Ivan e Dc Lucas Willian

“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação” (1Pe 2.2).
Sinopse: 

A classe de análise bíblica propõe um retorno ao texto sagrado, mais do que a livros que falam a respeito dele. Vivemos em um período de muita produção literária boa, que tem edificado a vida da igreja, mas o que pode ser uma grande bênção, também pode ser um grande perigo, que reside na incapacidade de o cristão refutar, à luz das Escrituras, algo que está sendo afirmado no livro que está lendo. Nossa fé precisa estar alicerçada na Palavra de Deus. É o conhecimento das Escrituras que nos ajuda a avaliar se o que estamos lendo é de Deus ou não. A Bíblia continua sendo o livro mais vendido do mundo, mas é também um dos mais negligenciados. Bíblias empoeiradas levam a vidas sujas.
       Nesta classe vamos olhar para um livro do NT no primeiro semestre  e um do AT no segundo semestre, fazendo um estudo indutivo do texto e passando versículo por versículo. Em todo o processo, vamos  demonstrar como analisar o texto sagrado. Trabalharemos a observação, a interpretação e a aplicação em cada aula. O desejo é que cada aluno possa fazer suas próprias descobertas a partir do estudo da própria Bíblia e se deleitar nas verdades espirituais reveladas. O crescimento para salvação acontece quando desejamos ardentemente o genuíno, não o genérico, leite espiritual. Sem a Bíblia é impossível crescer em santidade (2Pe 2.2), em maturidade espiritual (Hb 5.11-14) e em eficácia espiritual (2Tm 3.16-17).

Teologia de Missões

Sala 03

Professores: Pb César, Ir Sylvia Bacon, Ir Hildiene e Ir Elisabeth

Sinopse: 

Em Mateus 28.18-20, lemos o texto da Grande Comissão. Tradicionalmente, assumimos que a Grande Comissão foi designada àqueles chamados para liderança, pastoreio ou missões. Mas, Jesus anunciou a comissão com uma ordem imperativa a seus discípulos. Você é discípulo de Jesus? Se sim, então essa ordem é para você também!

      Teremos como base e guia, o livro ‘Perspectivas no Movimento Cristão Mundial’. Esse livro faz parte do curso ‘Perspectivas’ presente no Brasil há mais de 10 anos. Ele traz diversos artigos de diferentes autores, apontando para 4 aspectos do movimento cristão à nível mundial: bíblico, histórico, cultural e estratégico. Os textos apontam para Deus, para a obra missionária, para o crescimento da igreja e para o movimento dos cristãos.

      No 1º semestre iremos estudar Perspectiva Bíblica e Perspectiva Histórica, onde iremos analisar textos bíblicos específicos e como a visão geral da Bíblia aponta para a ‘Missio Dei’, isto é, a Missão de Deus; e, ainda, como o curso da história contribui para essa Missão e é conduzido todo tempo por nosso Deus.

      No 2° semestre iremos estudar Perspectiva Cultural e Perspectiva Estratégica, onde iremos analisar questões culturais que podem interferir ou contribuir com a transmissão do evangelho; e, ainda, quais as melhores estratégias para anunciar o evangelho.

História da Igreja

Sala 01

Professores: Pb Heitor e Dc Diego, Daniel e Bruno

Sinopse: 

O estudo da História da Igreja ajuda os cristãos a julgarem com justiça aquilo que nossos irmãos fizeram no passado, compreendendo os contextos em que viviam paestudo da História da Igreja ajuda os cristãos a julgarem com justiça aquilo que nossos irmãos fizeram no passado, compreendendo os contextos em que viviam para conscientizarem-se do que os primeiros crentes dispunham como conhecimento.

     A história da Igreja está intimamente ligada às raízes da ética, moral e cultura ocidental, pois aqueles que nos precederam plantaram, ao longo desses dois mil anos, aquilo que nós colhemos hoje. Seu estudo auxiliará na compreensão de nossa fé e a responder duas perguntas fundamentais, a saber: em que nós cremos? e por que cremos assim?

     Nesta classe abordaremos os principais fatos ocorridos durante esses últimos dois mil anos e que envolveram a Igreja de Cristo, em ordem cronológica, bem como estudaremos a vida e o pensamento dos nossos irmãos, estes, usados pelo Espírito Santo no desenvolvimento de Sua obra.

     Os livros utilizados serão: Fundamentos da Teologia Histórica (Alderi S. Matos) e Cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã (Earle E. Cairns).

Teologia Bíblica do  NT

Sala 04

Professores: Pb Rafael, Enos Paulo e Eduardo Botelho

Sinopse: 

Durante o ano, iremos estudar a teologia bíblica de todos os livros do Novo Testamento, buscando entender a vontade de Deus para o seu povo, sua obra redentora, a morte e ressurreição de Cristo, além de outros pontos cruciais para a vida cristã.

     Além de proporcionar um aprofundamento teológico e prático de cada livro do Novo Testamento, as aulas irão capacitar os alunos a ter uma melhor visão geral da obra de Cristo e de suas implicações para o cristão, com o objetivo de promover o crescimento espiritual dos alunos, sob os fundamentos da Palavra de Deus.

     No primeiro semestre, abordaremos os livros de Mateus até Filipenses. No segundo semestre, de Colossenses até Apocalipse.

Teologia da Família

Sala 02

Professores: Dc Ricardo & Niura, Rauney & Ana e Cleverson & Adriana

Sinopse: 

A Bíblia começa (Gn 1-3) e termina (Ap 19-21) com casamento e inclui manuais do lar no meio: os salmos do Lar (78,101,112,127 e 128), Provérbios (o manual da paternidade) e Cântico dos Cânticos. Podemos dizer que instrução sobre a família se encontra nos principais gêneros literários da Bíblia.

Neste semestre o estudo será baseado no livro "Comentário Bíblico: Lar, Família e Casamento", do Dr. David Merkh. Veremos fundamentos, desafios e estudo Bíblico teológico prático que podem transformar os lares e suas famílias. A classe destina-se a indivíduos e casais, que se preparam para o casamento e àqueles que andam em direção às Bodas de Ouro e querem se aprofundar no estudo progressivo dos principais textos bíblicos sobre o lar. O estudo enriquecerá e fortalecerá as famílias pelos conselhos sadios de Quem fez a família.

     O foco será o ensino claro das Escrituras, com ênfase nos textos principais que tratam do lar, da família e do casamento.

     "O casamento é como uma metáfora, uma imagem, um retrato, uma parábola ou um modelo que representa algo mais do que o homem e uma mulher tornando-se uma só carne. Representa o relacionamento entre Cristo e a igreja. Esse é o significado mais profundo do casamento. Seu objetivo é ser a viva encenação do amor fiel à aliança entre Cristo e a Igreja." (John Piper).

Classe de Adolescentes

Sala do Sofá

Professores: Pr André e Ir Henrique Zampieri

Sinopse: 

Durante o ano, iremos estudar a teologia bíblica de todos os livros do Novo Testamento, buscando entender a vontade de Deus para o seu povo, sua obra redentora, a morte e ressurreição de Cristo, além de outros pontos cruciais para a vida cristã.

     Além de proporcionar um aprofundamento teológico e prático de cada livro do Novo Testamento, as aulas irão capacitar os alunos a ter uma melhor visão geral da obra de Cristo e de suas implicações para o cristão, com o objetivo de promover o crescimento espiritual dos alunos, sob os fundamentos da Palavra de Deus.

     No primeiro semestre, abordaremos os livros de Mateus até Filipenses. No segundo semestre, de Colossenses até Apocalipse.

TURNO DA TARDE
Das 17 às 18h10

Teologia Bíblica do AT

Sala 1

Professores: Pb Paulo Serra, Ir Sergio Rega e Ir Milton Filho

Sinopse: 

Ao estudarmos a teologia do Antigo Testamento, veremos que os fatos ocorridos em cada livro revelam os atributos, o caráter e os propósitos eternos de Deus e sobre a condição do ser humano nos contextos apresentados.

    Os escritores do Novo Testamento citam frequentemente o AT como base de sua teologia. Jesus afirmou que o AT testificava dele: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim." (Jo 5:39); e ainda "começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras." (Lc 24:27).

     O NT só pode ser compreendido com profundidade, quando é estudado sob a ótica do AT.

     Sem o AT, não entenderíamos por que o Messias precisava vir, morrer e ressuscitar. Não saberíamos identificar Jesus de Nazaré como o Messias prometido, que veio e cumpriu todas as profecias a seu respeito. Não entenderíamos a origem e a essência dos costumes, dos rituais e das festas judaicas mencionadas no NT.

     Resumindo: o Antigo Testamento é o alicerce do Novo Testamento.

     O livro-texto será Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento de Carlos Osvaldo C. Pinto.

Doutrina

Sala 04

Professores: Pr Eduardo Bittencourt

     Sinopse:  Esta classe é direcionada para novos membros, onde estudarão as doutrinas básicas da Igreja Cristã Evangélica do Brasil e seus documentos, tais como: Estatuto da Igreja, Confissão de Fé e Regimento Interno.

Teologia Sistemática

Sala 02

Professores: Pb Márcio, Pb Eduardo Santos e Ir Plácido

Sinopse: 

A classe de “Teologia Sistemática” nos convida para uma jornada bíblica desafiadora e edificante, conduzindo-nos a uma correta visão das Escrituras sobre temas relevantes e de suma importância para uma vida cristã coerente com o que a Bíblia nos ensina e com o que Deus espera de seus filhos, ajudando-nos no processo de identificação e conformação à imagem de Cristo (Rm 8.29 e Fp 3.10).

      Os temas serão desenvolvidos ao longo do corrente ano, abordando as seguintes Doutrinas:

      1⁰ Semestre: Escrituras; Deus; Cristo; Espírito Santo; Pecado; e

      2⁰ Semestre: Homem, Igreja, Salvação, Anjos e Últimos Acontecimentos.

      Ao final do ano letivo, pretende-se que o aluno esteja capacitado a compreender os princípios básicos da doutrina cristã e suas características fundamentais, aplicadas à sua vida cristã pessoal e à proclamação do Evangelho (Mt 28.18-20).

Batismo

Sala do sofá

Professores: Pb César, Ms. Carlos Filipe e Ir Lucas Borges

  Sinopse: Esta classe é voltada para os que desejam se batizar e também  conhecer quem é Jesus Cristo. Qual é o melhor futuro que você pode imaginar?  
     Não existe esperança sem Cristo. Somente a fé cristã oferece a certeza de um futuro certo guardado pelo Senhor. Através da Bíblia, conhecemos a Soberania de um Deus único, que desde a Antiguidade age em favor dos seus. É sobre isso que desejamos falar a quem ainda não se considera seguidor de Jesus.
     O material é uma série formatada em três sessões. O intuito é estudar a pessoa de Jesus Cristo e sua Obra, mostrando como podemos encontrar esperança Nele. Para isso, precisamos refletir sobre como a vinda de Jesus no passado transforma o nosso presente e o nosso olhar para o futuro. 

Teologia Prática - Vida Cristã

Sala 03

Professores: Pb Welington, Pb Paulo Martins e Pb Daniel Carvalho   

Sinopse: 

A classe de Teologia Prática da Vida Cristã se propõe a ajudar seus alunos a aplicarem os ensinos bíblicos no seu dia-a-dia, levando-os a entenderem que a Palavra de Deus afeta a forma como agimos e reagimos às situações e que podemos ser transformados e contribuir para a transformação de outros.

     Para isso, utilizaremos no primeiro semestre o livro “Como as pessoas mudam” (Paul Tripp e Timothy Lane) e no segundo “Instrumentos nas mãos do redentor” (Paull Tripp).

     “Será que preciso de mudança? Como mudar biblicamente? O que preciso mudar?”. Essas e outras perguntas serão respondidas a partir do entendimento do processo bíblico de mudança.

     Aprenderemos como a graça de Deus opera em nosso velho homem, nos transforma à semelhança de Cristo e nos impulsiona a abençoar vidas também.

     Finalmente, entenderemos como o evangelho responde às aflições do coração e nos capacita à piedade.

EBD Turno da tarde
EBD turno da manhã
bottom of page